Trump diz ser 'concebível' que EUA retornem ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas

0

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (10) ser “concebível” que os EUA retornem ao Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas, mas destacou que considera o tratado “injusto com os Estados Unidos”.

“O Acordo de Paris, da maneira como foi desenhado e da maneira como foi assinado foi muito injusto com os EUA. Ele colocava grandes penalidades para nós e tornou muito difícil fazermos negócios. Ele tirou muitos valor de nossos ativos. Somos um país rico em gás, em petróleo, em carvão, e muitas outras coisas, e havia uma penalidade tremenda em usá-los. Isso atingia nossos negócios”, argumentou numa entrevista coletiva com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg.

“Francamente, é um acordo com o qual não tenho problema, mas eu tinha um problema com o acordo que assinaram, porque, como de costume, fizeram um mau negócio”, prosseguiu, referindo-se à gestão de Barack Obama, que foi a que entrou no acordo. “Então, é concebível que nós voltemos a entrar, mas digo o seguinte: somos muito fortes ambientalmente”.

Donald Trump anunciou em junho do ano passado a saída dos Estados Unidos do acordo sobre o clima. Concluído em dezembro de 2015, o acordo tem por objetivo limitar o aumento das temperaturas globais, reduzindo as emissões de gases causadores de efeito estufa.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here