Unidades de saúde estão com horário especial durante 'Novembro Azul' em Uberlândia

0

Atendimentos específicos para o público masculino começaram a ser realizados em horários especiais nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Uberlândia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as atividades integram a campanha de prevenção ao câncer de próstata “Novembro Azul”.

“Novembro é o mês de ressaltarmos a saúde do homem. Os números mostram que a doença [câncer de próstata] está aí e muitas pessoas não procuram atendimento médico. Sendo assim, exames de prevenção serão realizados nas unidades”, disse a coordenadora Ana Rita de Faria.

Até o final do mês de novembro, serão oferecidos consultas, aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido de HIV e agendamento de exames.

Os profissionais da saúde atenderão os interessados que não conseguem ir às unidades nos horários regulares de funcionamento. Durante o mês inteiro, os atendimentos também serão feitos a partir das 18h às 20h. Além disso, as UBSFs terão workshops e palestras sobre câncer de próstata.

Confira a programação nas unidades básicas:

– Unidades do setor Leste
Até 28/11, todas as unidades irão fazer atendimento das 18h às 20h
Dia 8/11 – evento especial nas UBS e UBSF do Custódio Pereira
Horário: 13h às 17h
Serão oferecidos: aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido, palestras, corte de cabelo, atividades com grupo terapêutico e lanches.

– Unidades do setor Oeste
Até 28/11, todas as unidades do setor atenderão das 18h às 20h

– Unidades do setor Central-Norte
No dia 25/11, todas as unidades oferecerão atualização do cartão de vacina, cálculo IMC, solicitação de exames e testes rápidos para DST/Aids
Horário: das 8h às 12h

– UBSF Rio das Pedras
Terças e quintas-feiras, até 30/11, sala de espera para conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, solicitação de exames laboratoriais e agendamento de consultas.
Horário: das 8h às 10h

– UBSF Tangará
Segundas e quartas-feiras, até 30/11, sala de espera para conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas, solicitação de exames laboratoriais e agendamento de consultas.
Horário: das 8h às 10h

– UBS Santa Rosa
Durante todo o mês, haverá salas de espera pela manhã, com orientações sobre as doenças. No dia 24/11, acontece o Dia D. Serão realizadas palestras e consultas, além de teste rápido e sensibilização sobre a saúde do homem.
Horário: das 8h às 17h

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here