Vacinas do HPV voltam a ser ofertadas em campanha para adultos em Macapá

0

As vacinas para imunização do HPV em homens e mulheres com idades entre 15 e 26 anos voltarão a ser disponibilizadas a partir de segunda-feira (4). Em Macapá, 6 mil unidades estão disponíveis para a campanha. A medida segue orientação do Ministério da Saúde, para evitar desperdício das doses.

Os adultos da faixa etária inclusa na imunização devem receber três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira neste período, excepcionalmente, terão as duas subsequentes garantidas nas unidades de saúde. Com o fim do estoque, a vacina continuará a ser administrada para o público-alvo, de 9 a 15 anos.

“Essa é uma excepcionalidade para evitar o desperdício. Em dois dias, mais de duas mil doses que foram disponibilizadas do lote que venceria em setembro se esgotaram. O MS, percebendo a grande procura da população fora do público-alvo da vacina, decidiu estender a medida para os lotes com validade até fevereiro de 2018”, explicou a coordenadora de imunização em Macapá, Jorsette Cantuária.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra o câncer de pênis, de orofaringe e de ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

Em Macapá, as salas de vacinação das UBSs funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para o atendimento é necessário cartão de vacina e documento de identificação.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1 AP ou por Whatsapp, nos números (96) 99178-9663 e 99115-6081.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here