WhatsApp lança novo app para micro e pequenas empresas falarem com clientes

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O WhatsApp quer virar o canal oficial de contato entre companhias e clientes. A empresa lançou nesta quinta-feira (18) um novo aplicativo para pequenas empresas trocarem informações com seus consumidores. Entre as novas funções estão a de responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, a qualquer hora do dia.

O app de bate-papo é usado por 1,3 bilhão de usuários em todo mundo. O Brasil é o segundo maior mercado do serviço. Só fica atrás da Índia.

“As empresas já usam o aplicativo para compartilhar informações com seus clientes”, disse Metu Singh, gerente de produtos do WhatsApp Business, ao G1. Quatro a cada cinco pequenas empresas no Brasil usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho, apontou uma pesquisa da Morning Consult, feita a pedido do Facebook, dona do aplicativo de bate-papo.

O que o novo aplicativo fará é dar recursos adicionais (veja abaixo). O novo programa, chamado de WhatsApp Business, chega a cinco países (Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido), mas será levado a outras regiões nas próximas semanas. Ele também chegará ao Brasil, por onde já ocorrem testes.

Fabiano Cardox, dono da loja de uma loja de itens de fotografia do Rio, é um dos testadores no Brasil. “Quando estou fora do expediente, o recurso de mensagens automáticas ajuda a minimizar a frustração do cliente. Muitos potenciais clientes podem enviar mensagens a qualquer momento e podem se sentir frustrados quando não recebem brevemente uma resposta”, disse.

Outro testador é Brunorio Serafini, sócio de uma gráfica em Colatina (ES), que chega a atender 30 clientes por dia pelo WhatsApp. São feitos por lá de orçamentos a confirmações se serviços.

O app sai primeiro para Android — uma versão para iOS está nos planos. O download do aplicativo pelas empresas é gratuito. Os consumidores não precisam baixá-lo, pois poderão falar com as companhias usando o programa que já possuem.

O aplicativo traz três grandes novidades para empresas, em relação ao WhatsApp existente:

Os usuários comuns do WhatsApp até podem personalizar seus perfis, mas os dados expostos aos contatos são restritos. Podem ser alterados nome, imagem de exibição e o recado. As empresas poderão listar:

Essa é uma das mudanças que serão perceptíveis para os usuários, pois as empresas que tiverem uma conta comercial receberão uma indicação. Isso ocorrerá, diz o WhatsApp, sempre que o telefone de contato informado for o mesmo do estabelecimento.

Mensagens automáticas e estatísticas

Para agilizar o atendimento aos clientes, as empresas poderão criar mensagens automáticas para, por exemplo:

Fonte: G1

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