DIRETO DA FONTE: Abusos da Energisa em Rondônia. Empresa desafia a lei e debocha dos consumidores

Confira a Coluna

EnfocoNotícias – PAULO BESSE

ENERGISA FAZ O QUE QUER

A Energisa, empresa que assumiu as rédeas da Eletrobrás Rondônia via concessão, está reiteradamente abusando da liberdade econômica a qual passou a usufruir no pós-contrato, ultrapassando, ainda, todos os limites razoáveis em termos de operacionalização, incluindo os estipulados por lei. Esta semana, por exemplo, manchetes específicas ganharam os noticiários regionais pelo tamanho do desrespeito deflagrado pelo empreendimento.

Em Monte Negro cortaram a energia de varias casas e comércios sem aviso prévio após as 17 horas. Isso sem contar que depois de pagarem as contas os cidadãos ainda tiveram que esperar a boa vontade da empresa em religar a energia, o que demorou mais de 48 horas. Em outro caso, um casal de idosos de Ji-Paraná, que recém havia regressado à cidade após velar o próprio filho em Porto Velho, se deparou com a casa deles toda apagada.

ENERGISA NÃO RESPEITA NEM A LEI

A energia fora cortada por falta de pagamento, o que, em quase todos os contextos, seria medida amparada pelo ordenamento jurídico, exceto por um gigantesco empecilho: o corte ocorreu de maneira ilegal.

A Energisa “atropelou” a Lei nº 1.783/07. E o que ela diz:

“As empresas de concessão de serviço público de água e energia ficam proibidas de cortar o fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento de suas respectivas contas às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e também no último dia útil anterior a feriado”.

A violação do diploma legal ocorreu justamente num sábado, dia 29 de junho. Para piorar o dissabor da família, os funcionários da empresa, de acordo com o relato deles, retiraram o relógio do padrão de energia da residência e removeram também os fios de condução que o conectava ao poste.

Jornalista Paulo Besse conversou com governador Marcos Rocha por telefone

MAIS SEGURANÇA PARA RO

No intuito de melhorar a segurança pública do Estado de Rondônia, no que diz respeito à aquisição de equipamentos e investimentos no sistema carcerário, o governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha se reuniu esta semana com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Neste sábado o Direto Da Fonte falou por telefone com o governador Marcos Rocha que disse ter enumerado itens que podem ser encaminhados ao Estado para combater a criminalidade. “Temos demandas de diversos equipamentos que darão maior suporte aos agentes do estado. É preciso investir nas áreas de inteligência policial. Isto vai maximizar o tempo e trazer mais resultados ao trabalho de segurança pública”, afirmou.

Em uma conversa que durou cerca de 20 minutos  o governador explicou que Rondônia tem necessidade de equipamentos, viaturas e um helicóptero. Marcos Rocha disse ainda que há um modelo Esquilo, que está prestes a ser doado pelo Governo Federal e serviria à Rondônia. “Temos hangar, pilotos militares e civis, só não temos contrato de manutenção porque não temos a aeronave. Mas assim que recebermos contrataremos imediatamente”, concluiu o governador em nossa conversa.

FRIO CHEGOU A MONTE NEGRO

Na madrugada deste sábado (6) os moradores de Monte Negro, puderam aproveitar um pouco do inverno brasileiro, a cidade amanheceu com um clima ameno e ventos frios, durante todo o dia terá máxima de 27ºC e mínima de 20ºC.

 Para quem não se acostumam de forma alguma com o frio a única forma de escapar foi tirando o agasalho do fundo do guarda roupa para esquentar o corpo de forma que puder.

 A previsão para hoje domingo (7) é de que o clima caia ainda mais, e chegue à mínima de 18ºC. Na segunda feira (8) ainda terá um friozinho, mas com máxima de 30º.

COMEÇOU A TERCEIRA FASE DO JOER

Estudantes atletas de Monte Negro estão em Ariquemes para os Jogos Escolares de Rondônia (JOER). Esta é a terceira fase e 13 cidades do Vale do Jamari estão se enfrentando para conquistar vaga para fase estadual e até a nacional. Ao todo 1.600 pessoas entre atletas, técnicos e instrutores participam das varias modalidades esportivas: Voleibol, basquete, futebol de campo, futsal e atletismo.

Os jogos começaram ontem e devem terminar  no 10. Os jogos acontecem no Ginásio Alberi Ferraço e Mané garrincha, além de escolas públicas e o Estádio Valerião. Está é a terceira fase dos jogos que acontece todos os anos em quatro fases. Boa sorte para nossos estudantes atletas de Monte Negro.

SEGURANÇA NO CAMPO

A patrulha Rural tem intensificado ações de combate à criminalidade em áreas rurais nos municípios do Vale do Jamari, garantindo redução Dos índices da criminalidade. Este trabalho ganhou reforço com novos equipamentos tecnológicos que foram entregues esta semana.  Os equipamentos foram adquiridos em parceria com entidades que atuam na área rural dos municípios, como: Associação dos Pecuaristas de Ariquemes, Associação Comercial e Industrial de Ariquemes, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Rondônia, Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia, Associação dos Produtores e CrediSIS Crediari.

Foram entregues para ações da Patrulha Rural telefones por satélite, drone (com equipamento para filmagens), câmeras fotográficas, notebooks, ciclocomputadores, kit´s PM tático com torniquetes, rifles Airsoft e pistolas Airsoft.  Foram investidos mais de R$ 87 mil na compra dos equipamentos, sendo todo o recurso dividido entre as entidades envolvidas.

ENTREVISTA MARCOS ROCHA

Durante esta semana estaremos trazendo vários assuntos abordados em entrevista com o governador Marcos Rocha. Em entrevista ao jornalista Paulo Besse, ele falou rapidamente sobre estradas, economia e novos investimentos para o estado.

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para: paulobesse559@gmail.com

Deixe seu comentário