DIRETO DA FONTE: Confúcio Moura critica MDB e demonstra querer deixar o partido

Confira a Coluna

EnfocoNotícias – PAULO BESSE

DESABAFO DE CONFÚCIO

Confúcio Moura é sutil.  Não tem a agressividade troglodita de alguns políticos, mas bate firme com elegância e palavreado dos mais rebuscados. Até quando critica, parece que o está fazendo poeticamente. A chibatada gramatical dói do mesmo jeito! Em seu blog, no domingo, o ex-governador e agora senador por oito anos, criticou seu próprio partido.

Criticou muito, mesmo com a seleção a dedo das palavras, a situação do partido em Rondônia. Vejam só: “por aqui, nosso Estado, vem vindo cansado, na mesma toada. Que nem fosse um carro-de-boi, com três juntas pareadas, encangadas. Carregado de antiguidades, como algumas brotações de mudas vegetando, espremidas aqui e ali”.

Traduzindo: está insatisfeito e com um pé fora do partido, onde militou a vida toda. Confúcio Moura foi mais longe: “Saudades dos outros tempos. Confesso só saudades. Saudades! Foram saindo: Thiago Flores e agora, Armando (Seringueiras), Chiquinho da Emater, Rosângela Donadon, Ezequiel Neiva. Os três últimos precisavam ganhar as eleições para Deputado. Ganharam. Mas, em outros times. Salvaram-se”. Mais adiante, aconselhou do alto da sua enorme experiência política: “poderia puxar o seu jeito velho, para ser moderno, para ser Século XXI, abrindo suas porteiras para as novas gerações, para quem quiser entrar. Se deixar fluir, instruir, para, pelo menos, dar exemplo de ser menos cartorial, paroquial, feudal, patrimonial, coloquial, confessional”.

CRISE NO MDB

A crise no MDB rondoniense se acentua. O atual grupo dirigente tem ainda mais dois anos e meio no poder. E o grupo dos que estão com Confúcio está alijado do comando. Foi por isso, também, que o  ex-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, no mesmo dia publicou um desabafo, pedindo que Confúcio saia do MDB. “Dr. Confúcio: saia desse partido!”.

E acrescentou: “é insuportável viver em um ambiente cujo apego ao controle das castas que administram esse partido, é maior que o ego dos donos”. Emerson lembra a agressão que sofreu na convenção do partido que escolheu os candidatos para 2018: “o tapa que recebi, por defender o “D” da Democracia, foi, para mim, o rompimento da nesga de bem querer e motivação que eu ainda tinha por esse partido. Saia, Dr. Confúcio Moura. Esse partido não lhe merece!”. 

A atual direção, que oficialmente tem na presidência o ex-prefeito de Porto Velho Tomás Corrêa, afirma que não há crise no partido. Obviamente que há. Confúcio está com um pé fora e, se sair, leva consigo dezenas de lideranças. Será que ainda tem espaço para uma tentativa de conciliação entre os emedebistas?

MARIA DO ROSÁRIO PODE SER CASSADA

Conhecida pelo estilo teatral e especialista em “denunciar” opositores, Maria do Rosário (PT-RS) agora terá de encarar o Conselho de Ética da Câmara. Ela foi denunciada pelo presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), por haver esbarrado de propósito em deputados para depois acusá-los de “agressão”. Mas, desta vez, a parlamentar petista levou a pior porque toda a aparente armação foi filmada.

TUDO REGISTRADO

Tudo aconteceu na sessão de 16 de maio, quando o ministro Abraham Weintraub esclarecia o contingenciamento de verbas para Educação. O deputado Julian Lemos filmava o plenário quando a petista caminhou em sua direção até esbarrar nele, que reagiu: “Tá doida?”. Lemos continuou filmando e flagrou Maria do Rosário esbarrando de propósito em Eder Mauro (PSD-PA), a quem acusaria de “agressão”. No documento de dez páginas, no qual enumera argumentos e a previsão legal de punição, Luciano Bivar pede a cassação da petista.

AGIOTAGEM 

Quando o mundo político não hesita em se misturar com a delinquência da agiotagem, e não consegue separar uma atividade da outra, é sinal de um final tenebroso para quem exerce mandato eletivo. Na boca miúda alguns protagonistas  da política estadual estão atolados em dívidas com agiotas e tentam quitar seus débitos de forma nada convencional. Forma esta que vai provocar ainda muito barulho.

REVOADA 

O Democratas, partido presidido em Rondônia pelo senador Marcos Rogério, está preparando um evento para filiar vários prefeitos dos mais diferentes partidos. PP e PMDB deverão ser as legendas vítimas dessa revoada. O senador, articula de forma consistente para sair das eleições municipais com musculatura anabolizada visando o palácio Rio Madeira.

PREÇO DO GÁS: MENOS 40 POR CENTO

Uma grande noticia para o consumidor brasileiro, que vai certamente também chegar a Rondônia em pouco tempo. Foi dado um passo decisivo para o fim do monopólio da produção de gás no país, abrindo a perspectiva de que, com a futura concorrência, poderá cair muito o preço do combustível consumido em milhões e milhões de casas em todo o Brasil.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) homologou, por unanimidade, acordo com a Petrobras para estimular a concorrência no mercado de gás natural e, consequentemente, promover uma abertura no setor. O presidente do Cade e relator do processo, Alexandre Barreto de Souza, disse que o acordo vai ampliar o mercado de gás natural “a novos agentes econômicos e a investimentos nacionais e internacionais, em vários níveis da cadeira produtiva”.

A meta é que o novo sistema esteja funcionando a partir de 2021. A decisão do Cade oficializa um acordo que é considerado pelo governo federal como um ponto essencial para a abertura do mercado de gás e para a redução dos preços. Com a quebra do monopólio, o preço da botija pode cair até 40 por cento, segundo estudos iniciais. Uma botija que hoje custa em torno de 80 reais, passaria a custar algo em torno de 48 reais.

O SEU APOIO MANTÉM O JORNALISMO VIVO

O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do EnfocoNotícias. Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos. Apoie o jornalismo do EnfocoNotícias

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para: paulobesse559@gmail.com

Deixe seu comentário