DIRETO DA FONTE: Operação Apófis prendeu um monte em Campo Novo e assustou outro tanto na região

Confira a coluna

ENFOCONOTÍCIAS – PAULO BESSE

OPERAÇÃO APÓFIS

O Ministério Público de Rondônia, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, com o auxílio da Polícia Civil, deflagrou a Operação Apófis com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção na prefeitura e câmara de vereadores de Campo Novo de Rondônia (RO). Segundo o MP, os crimes ocorreram entre os anos de 2013 a 2019.

Cerca de 50 policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão e afastamento de funções públicas. Conforme as investigações do Gaeco, o esquema de corrupção era praticado pelo prefeito afastado, Oscimar Aparecido Ferreira (SD), um representante do legislativo municipal, servidores da prefeitura e empresários do município.

IRREGULARIDADES ENCONTRATADAS

De acordo com o MP, entre as irregularidades efetuadas pelo grupo criminoso, estão a associação para a prática de crimes, peculato desvio, fraude à licitação, retenção indevida de contribuições previdenciárias e falsidade ideológica.

O MP apurou ainda que o grupo praticou ilícitos civis caracterizadores de improbidade administrativa na modalidade de enriquecimento ilícito, dano ao erário e violação dos princípios da legalidade e moralidade administrativa. E ainda tem mais vindo por ai.

MONTE NEGRO

Em Monte Negro, tem muita gente com as barbas de molho. Não é novidade que em um passado muito recente, vários escândalos vieram à tona na cidade. Tem politico que mantinha funcionários fantasma e casa caiu e não deve nem estar dormindo a noite. De lá para cá o MP tem estado de olho bem abertos. Lá vem a policia pessoal.

CIRURGIA DE CATARATAS

Começou a força-tarefa para realização de mais de 2 mil cirurgias de catarata em Rondônia. Segundo dados do Sistema de Regulação do (Sisreg), existem em todo o Estado, aguardando para realização de cirurgia de catarata 2.263 pessoas em fila de espera desde março de 2015. Também há casos em que um mesmo paciente necessita de atendimento nos olhos.

Com o objetivo de reduzir a grande fila, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou uma força tarefa para a realização de 2.400 mil cirurgias de catarata, através da contratação de uma clínica de oftalmologia, feita através de chamamento público.

Monte Negro enviou 22 pessoas para participar das cirurgias em Ariquemes. A Secretaria Municipal de Saúde é quem ficou responsável em levar, cuidar e trazer os pacientes. Um ótimo trabalho desenvolvido por toda a equipe de saúde da nossa cidade comandado pela secretaria Edimara da Silva, sempre competente e empenhada.

RECADASTRAMENTO EM MONTE NEGRO

O Recadastramento Imobiliário é uma ação da Prefeitura de Monte Negro que vai atualizar informações cadastrais de imóveis e seus proprietários, em todos os bairros da cidade. O trabalho é gerenciado pela Secretaria Municipal de Finanças.  Esta é a última etapa da atualização da base cartográfica do município, iniciada em com a captura de imagens aéreas da cidade, técnica conhecida como levantamento aerofotogramétrico. O mapeamento por foto aérea identificou uma série de alterações em terrenos, construções, infraestrutura, divisões territoriais, equipamentos urbanos, malha viária, elementos naturais e outros, que  não constavam no cadastro imobiliário da administração municipal.

NOVA LIDERANÇA

As boas ideia e projetos positivos do Governo Marcos Rocha não estão andando a passos largos como era esperado por isso já se discute nos bastidores a troca de líder junto ao Legislativo.  O deputado Jair Montes estaria sendo cogitado para fazer esta articulação. É um nome forte na política e com acesso a todos os gabinetes.

ROLANDO LERO DE MONTE NEGRO

É tanta coisa sem sentido que se tem visto em declarações de alguns nobres parlamentares da Câmara de Monte Negro que não há como não lembrar do famoso personagem criado por Chico Anysio e interpretado com maestria pelo saudoso Rogério Cardoso.

Rolando Lero era um pretenso astuto a tentar enrolar outras pessoas com discursos cheios de palavras pomposas e  de significado vazio.  

CAPACITAÇÃO 

O Governo de Rondônia por meio da Agevisa está realizando aperfeiçoamento profissional para instrutores relativo à prática de vacinação. O objetivo é alinhar e multiplicar boas práticas relacionadas ao oficio de profissionais que atuam em salas de vacinação em todo o Estado. O evento começou na segunda (15) e se estende até a próxima sexta-feira (19) em Porto Velho.

 CONTRATO ROMPIDO

O governo do presidente Jair Bolsonaro, por meio do Ministério da Saúde, suspendeu, nas últimas três semanas, contratos com sete laboratórios públicos nacionais que produzem 19 medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A informação consta em documentos obtidos pelo jornal Estado de S. Paulo, que apontam suspensão de projetos de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), destinados à fabricação de remédios para pacientes que fazem tratamento de câncer e diabete, além de transplantados.

OUTRO LADO DA HISTÓRIA

O Ministério da Saúde contestou  reportagem do “Estado de São Paulo” sobre o assunto e disse que as PDPs continuam vigentes. Segundo o Ministério, foi encaminhado aos laboratórios um ofício que solicita “manifestação formal sobre a situação de cada parceria”. O órgão federal também informou que “o chamado ‘ato de suspensão’ é por um período transitório”, enquanto ocorre “coleta de informações”. No entanto, o Estadão  teve acesso a um dos ofícios em que o ministério é categórico ao informar o encerramento da parceria. O documento, do dia 26 de junho, é assinado por Denizar Vianna Araujo, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde.

O SEU APOIO MANTÉM O JORNALISMO VIVO

O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do EnfocoNotícias. Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos. Apoie o jornalismo do EnfocoNotícias

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para: paulobesse559@gmail.com

Deixe seu comentário