DIRETO DA FONTE: Vândalos depredam praça e cachorros aparecem mortos nas ruas em Monte Negro

Confira a Coluna

EnfocoNotícias – PAULO BESSE

VÂNDALOS DE PRAÇAS

O que dizer quando os vândalos decidem destruir os bancos das praças de Monte Negro. Pois foi exatamente isso o que aconteceu na praça onde está a pista de caminhada usada pela população da cidade, e onde um dos bancos foi retirado para ser levado.

A comunidade reclama, pois recentemente a prefeitura limpou, reformou e pintou a praça, que todos os dias está lotada pelos adeptos do exercício e caminhada. Para se ter uma ideia da importância da pista de caminhada, quando perceberam que a prefeitura estava investindo na reforma, populares se ofereceram para ajudar.

Muitos participaram da pintura dos bancos e da praça, além de colaborarem no paisagismo do local. O certo é que depredar ou furtar o patrimônio público é crime e quem for flagranteado fazendo isso vai se arrepender na cadeia.

CACHORROS MORTOS

Embora o Brasil e o mundo tenham feito uma série de avanços no que se refere à proteção dos bichos na última década – sancionando leis e formalizando regras específicas para que a crueldade apresente uma queda – ainda nos deparamos com muitos episódios de maus-tratos a animais, provando que muitos esforços ainda devem ser feitos para mudar esse terrível cenário.

O abandono, a negligência e a crueldade pura e simples praticada por muitas pessoas ainda provoca choque em quem luta pelos direitos e a proteção dos bichinhos; levantando, mais uma vez, a polêmica sobre os motivos de quem age de maneira tão fria executando maus-tratos a animais.

Em Monte Negro, cachorros estão morrendo por todos os lados. Muitos moradores da cidade afirmam nas redes que os bichinhos estão sendo envenenados. Outros afirmam que eles são mortos brutalmente até pelos próprios donos. O certo é que muita gente esta indignada com o tratamento aos animais. Vale lembrar, que maltratar animais é crime e da cadeia para quem faz isso.

CARTILHA DO PSL

Enquanto prepara uma campanha nacional de filiação para agosto, o PSL , partido do presidente Jair Bolsonaro , está elaborando uma cartilha de princípios. Com vistas às eleiçõesmunicipais , o partido quer usar a medida para enfrentar um dilema: como buscar quadros competitivos para eleger mais prefeitos em 2020 sem desaguar numa filiação desenfreada de pessoas com pouco ou nenhum alinhamento com a legenda. Além de “filtrar” novos filiados, o objetivo é ter um instrumento para “enquadrar” os que não seguirem à risca as diretrizes do partido.

A avaliação interna é que muitos filiados pegaram carona na popularidade de Bolsonaro nas eleições de 2018, ou são remanescentes de quando o PSL era um partido nanico e não estão comprometidos com as atuais bandeiras da sigla. Nesses casos, a edição da cartilha será um caminho para desfiliações.

COMBATE A CORRUPÇÃO EM RO

O Estado de Rondônia trava batalha contra a corrupção com a inclusão de mecanismos e parcerias inéditas que coíbam a prática a partir do avanço da transparência e fiscalização. Nessa sexta-feira (12), uma das iniciativas estratégicas para esta finalidade – o compartilhamento da base de dados – foi tema da reunião entre o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, equipe técnica do Governo e membros do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o controlador geral do Estado (CGE), Francisco Netto, o Acordo de Cooperação Técnica entre a CGE e o MPF publicado no Diário Oficial de 5 de junho tem como objetivo a efetividade do combate a corrupção. ‘‘O banco de dados público como de compras, licitações e folha fica à disposição do Ministério Público Federal. Além disso, o Ministério Público Federal encaminhará procedimentos que envolvam indícios de prática de corrupção para que Estado possa punir’’, explica Francisco Netto, ao destacar que a cooperação envolve ainda a realização de cursos, seminários e capacitações.

DEPUTADA PODE PERDER O CARGO

A procuradoria Regional Eleitoral também se manifestou pela rejeição da contabilidade de campanha da candidata Cassia dos Muletas, apontando inconsistências na comprovação de propriedade de 16 veículos, mencionando indícios de materialidade de crime de falsidade documental para cessão de uso dos bens para fins de prestação de contas de campanha.

Em decisão, o pleno acompanhou o voto da relatora Rosemeire Conceição dos Santos, afastando após apresentação de comprovações tempestivas, as acusações de irregularidades na contratação dos veículos e falsificação, porem julgou desaprovadas as contas da candidata pelo recebimento de doação irregular,  determinando que a parlamentar devolva ao doador Partido da República, diretório nacional, a quantia de R$ 200.000,00. A deputada estadual possui mais dois processos de irregularidade de campanha a serem julgados nos próximos dias. 

ATENTADO CONTRA PADRE MARCELO

Durante missa celebrada em Cachoeira Paulista (SP), neste domingo (14), uma mulher se desvencilhou dos seguranças, invadiu o palco e empurrou o padre Marcelo Rossi do altar. O padre, que realizava a missa de encerramento do acampamento ‘Por Hoje Não’ (PHN), não se feriu e voltou ao palco para continuar a celebração.

A mulher foi encaminhada à delegacia. A polícia foi informada que ela sofre de transtorno mental e teria saído do Rio de Janeiro para participar do evento religioso. Mais tarde, o padre Marcelo Rossi afirmou que não vai registrar a agressão na delegacia. “Glória a Deus, Maria passou na frente e pisou na cabeça da serpente. Estou ótimo.”

O SEU APOIO MANTÉM O JORNALISMO VIVO

O jornalismo tem um papel fundamental em nossa sociedade. O papel de informar, de esclarecer, de contar a verdade e trazer luz para o que, muitas vezes, está no escuro. Esse é o trabalho de um jornalista e a missão do EnfocoNotícias. Mas para isso, nós precisamos de você e do seu apoio, pois juntos nós podemos, através de matérias iguais a essa que você acabou de ler, buscar as transformações que tanto queremos. Apoie o jornalismo do EnfocoNotícias

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para: paulobesse559@gmail.com

Deixe seu comentário