Críticas Contundentes: Dubladores Alfinetam a Microsoft por Ferramenta de Voz em Jogos

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A Microsoft divulgou recentemente uma colaboração com a Inworld AI, visando incorporar a inteligência artificial na criação de personagens, missões, diálogos e outros elementos de seus futuros jogos. No entanto, a introdução dessa tecnologia está suscitando preocupações entre roteiristas e dubladores da indústria, com muitos profissionais expressando críticas em relação a essa prática.

O dublador Elias Toufexis, que interpretou Adam Jensen em Deus Ex e Sam Coe em Starfield, postou suas frustrações. “Eu tenho dito isto por anos. Se você quer começar uma carreira de dublagem, nem se incomode. Todos estes trabalhos como NPCs sem nomes que aparecem no fundo que nos deu oportunidades nesta indústria. Eles estão todos indo embora. Já estou me sentindo amargo”.

Shelby Young, intérprete de Hami em Horizon Call of the Mountain e diversos personagens em Star Wars Jedi: Survivor também critica os planos da Microsoft. “Isto é assustador. Gravar NPCs é como muitos dubladores se mantém nesta indústria. Isso tornará ainda mais difícil para surgirem novos talentos nos videogames (que já é bem difícil para se começar). Estou preocupada pelos desenvolvedores e roteiristas também”.

Até agora, apenas membros da indústria têm utilizado as redes sociais para expressar sua oposição às iniciativas envolvendo inteligência artificial no setor de videogames. Estúdios e importantes empresas do ramo permaneceram em silêncio, possivelmente aguardando para avaliar a proposta em detalhes e determinar se a implementarão em seus próprios títulos no futuro ou não.

Uma tecnologia na mão da Microsoft

A Microsoft está firmemente empenhada em expandir a diversidade de seus jogos. Imagine se títulos como The Elder Scrolls V: Skyrim, Cyberpunk 2077 e Starfield, que já têm o potencial de proporcionar longas horas de entretenimento, pudessem gerar missões infinitamente, promovendo respostas diretas às ações e falas do jogador. Essa abordagem poderia significativamente prolongar a vida útil de jogos específicos.

Embora a Microsoft não esteja impondo essa ferramenta aos estúdios, sejam eles first-party ou third-party, a questão tornou-se controversa devido às preocupações com a possível substituição de profissionais por meio dessa plataforma digital. THE FINALS, por exemplo, reacendeu esse debate, e há relatos de que dubladores e atores estão considerando a possibilidade de uma greve em conjunto com a SAG-AFTRA para chegar a um acordo sobre o uso da inteligência artificial.

Com informações do site Adrenaline

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