terça-feira, julho 7, 2020
Publicidade
Home Tecnologia 'Mensagens bomba' travam WhatsApp e iMessage

'Mensagens bomba' travam WhatsApp e iMessage

Usuários estão relatando na web sobre um novo tipo de “mensagem bomba” capaz de travar o WhatsApp no Android e também o iMessage, no iPhone. A mensagem parece consistir de apenas quatro palavras, um emoji e pontuação, mas o texto esconde diversos caracteres especiais que tornam a mensagem aproximadamente 2,4 mil vezes maior do que ela deveria ser.

Segundo o blog Naked Security, da fabricante de antivírus Sophos, a mensagem contém caracteres especiais de mudança de direção. Esses são marcadores invisíveis e especiais no texto que podem mudar a direção das letras, o que é necessário em alguns idiomas que são escritos da direita para a esquerda. A “mensagem bomba” que trava o WhatsApp possui centenas desses marcadores, cada um deles mudando a direção sem incluir texto nenhum entre eles. Dessa forma, a mensagem parece ser um texto qualquer.

Mensagem deveria ter menos de 50 bytes, mas supera os 118 KB (120 mil bytes) e possui mais de 40 mil caracteres invisíveis. Outra versão da mensagem possui um círculo preto que, se for tocado, trava o aplicativo. (Foto: Reprodução)

Não se sabe se mais algum aplicativo além do WhatsApp e do iMessage estaria vulnerável. O blog Segurança Digital procurou o WhatsApp e a companhia ainda não preparou um pronunciamento sobre o caso.

Mensagens, textos e letras “bomba” são aquelas que se aproveitam de algum problema no processamento de textos em aplicativos para causar efeitos indesejados. Na maioria dos casos, o resultado é o travamento do dispositivo. No entanto, os resultados podem ser mais sérios. A “letra bomba” que ficou conhecida em fevereiro por travar o iPhone era capaz de deixar até computadores com macOS incapazes de abrir o painel de Wi-Fi caso alguma rede tivesse letra em seu nome.

SAIBA MAIS
Letra bomba pode travar iPhone e Macs da Apple

Esse tipo de problema ocorre principalmente por causa dos vários detalhes envolvidos na exibição de texto universal (“Unicode”), que é compatível com a maioria dos sistemas de escrita em uso no mundo. Ele substituiu os sistemas específicos que eram usados para cada idioma, o que permite que um conjunto de texto tenha caracteres de vários idiomas sem a necessidade de usar sistemas diferentes para processar cada trecho.

Até os aplicativos serem atualizados, a recomendação é evitar interagir com essa mensagem, caso ela seja exibida. Segundo relatos de usuários no site “Reddit”, a mensagem já está sendo bloqueada em alguns casos.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para g1seguranca@globomail.com

Fonte: G1t

- Advertisment -

As Mais Lidas

Os EUA à espera de outro livro-bomba sobre Trump

Tudo que o presidente Donald Trump não precisava agora era de outro livro com potencial destrutivo para balançar ainda mais os alicerces...

Argentina registra recorde de 75 mortes por Covid-19 em um um dia

A Argentina registrou nesta segunda-feira (6) 75 falecidos pelo novo coronavírus, a maior cifra de mortos em um dia desde o início...

Procuradoria da Bolívia acusa Evo Morales de terrorismo e volta a pedir prisão do ex-presidente

A Procuradoria Geral da Bolívia voltou a acusar nesta segunda-feira (6) o ex-presidente Evo Morales por supostos crimes de terrorismo e por...

Cento e oitenta imigrantes do navio Ocean Viking começam a desembarcar na Sicília

Os 180 imigrantes resgatados pelo barco humanitário "Ocean Viking" no Mediterrâneo começaram a desembarcar nesta segunda-feira à noite no Porto Empedocle (Sicília,...