Os Coronéis da Política em Monte Negro ainda existem?

A corrida eleitoral começou no Brasil e, em Rondônia, tanto o número de candidatos na capital quanto no interior para a administração das prefeituras é bem grande. Monte Negro, integrante do Vale do Jamari, possui uma população de 15 mil habitantes, uma média de 7 mil eleitores ativos e com 5 candidatos na disputa para a população avaliar.

Há aqueles que já conhecem bem a tal da “velha política” e sabem que ela ainda está firme e forte nos quatro cantos do país e há os otimistas que trabalham longe das eleições e não fazem ideia de como essas práticas de séculos, ainda estão muito vivas, principalmente nas cidades interioranas de Rondônia.

Aos que não entendem a gravidade da corrupção no sistema de eleições é preciso explicar o chamado “Coronelismo”:

O Coronelismo “é uma prática na política brasileira, um comportamento social e político prejudicial e recorrente. Se caracteriza pelo controle da política por um pequeno grupo de privilegiados que definem os rumos políticos de uma cidade ou região, utilizando-se muitas vezes de meios ilegais”.

Uma prática que iniciou na época das capitanias hereditárias bem antes da república  e que por sua vez continua a aparecer em locais como Monte Negro, onde o uso de ameaças, força bruta e compra de votos ainda se combina com uma mídia local corrompida, também, pela “velha política”.

Em razão desta velha política há muitos municípios de grande potencial permanecem na sombra daqueles cuja administração é feita, de fato, para o povo.

Obras com auxílio do Governo Federal viram grandes “Elefantes Brancos” tirando a beleza das cidades e deixando para os cidadãos um ar sem esperança.

O mundo tem evoluído e atualmente e todo cidadão, mesmo nas menores cidades possuem uma grande ferramenta para mudar a situação de sua comunidade, que é o celular. Uma coisa que piorou a eleição, mas que pode ser usada para o melhor.

“A tal da” mídia, mais do que nunca, possui sua cota de fiscalizadores. Hoje é possível tirar a voz de jornais eletrônicos corruptos e parciais, também por conta dos grandes coronéis.

Você, eleitor, tem a responsabilidade de mudar sua comunidade. Procure sobre seus candidatos, procure fontes confiáveis para ler notícias e escolha alguém verdadeiramente honesto, pois toda gestão pública é reflexo de seu povo.

Cuidado com o que se lê. Cuidado com quem bate na sua porta e lembre-se que só você pode mudar a realidade do seu município, montenegrense.

Tags: |

Sobre o Autor

Elvis Dias
Elvis Dias

Elvis Dias de Carvalho, nascido em 08/06/92 no município de Ouro Preto do Oeste - RO. Reside em Monte Negro desde 20/05/00. Empresário e Redador do Blog Enfoco Notícias, Registrado com o DRT de n° 14466/RO.