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O que é Marketing Digital? Como começar, e ter sucesso ainda em 2022

Se você chegou nesse artigo, é porque você quer saber o que é marketing digital não é mesmo? Pois bem nós vamos esclarecer todas as suas dúvidas referente ao marketing online.

O termo marketing digital pode parecer claro, mas é subjetivo. Mas você pode se perguntar como posso dar sentido a esse assunto que abrange tantas coisas?

Será que a minha empresa de internet tem princípios iniciais de marketing digital? Qual estratégia devo usar? Tem como potencializar essas ações?

Podemos afirmar que não há nenhuma dúvida sobre o crescimento do marketing digital que está previsto para os próximos anos, não é atoa que muitos estão se especializando na área. Você quer saber tudo sobre o assunto de forma imediata?

Por ventura se sua resposta for sim, então aqui é o lugar certo para você aprender tudo nesse conteúdo completo sobre marketing digital, como começar e ainda ter sucesso esse ano.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é a promoção de um produto ou marca por meio de mídias digitais. Essa é uma das principais maneiras pelas quais as empresas devem se comunicar com o público de forma direta, pessoal e oportuna.

Philip Kotler – considerado o pai do marketing – conceituou marketing como “o processo social pelo qual indivíduos e grupos satisfazem desejos e necessidades criando, fornecendo e comercializando livremente produtos e serviços valiosos com outros”.

No entanto, os métodos para conseguir isso estão mudando quase diariamente. Portanto, atualmente é impossível falar de marketing ignorando o fato de que a maioria da população mundial está conectada à internet e compra online.

É por isso que o marketing digital é a maneira dominante de fazer e conceituar marketing hoje. Este termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing em um ambiente online.

Através de canais digitais – como blogs, sites, buscadores, redes sociais, e-mail, etc. – A empresa se esforça para satisfazer as dores e desejos dos clientes e potenciais clientes.

Você entende o “instantâneo” dos conceitos propostos pelo professor Kotler? É um processo social! Depende do acordo entre as duas pessoas no contexto.

O marketing digital pode ser feito por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Então também existem fatores culturais, psicológicos, geográficos, legais que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

Revise os conceitos de marketing e adicione uma camada de Internet. Esse é o “espírito” do marketing digital! A mídia digital envolve computadores, e a principal forma de comunicação digital é a Internet.

O fluxo massivo de comunicação proporcionado pela web atual facilita estratégias ágeis como SEO, inbound marketing e marketing de conteúdo, como veremos no próximo tópico.

Quando falamos em aumentar nossa rede, fortalecer nossa marca e vender melhor, o marketing digital é uma ferramenta importante para atingir esses objetivos.

Para isso, a mídia digital é a melhor forma de observar e testar a eficácia de nossas ações.

Como tal, o marketing digital é uma das melhores formas de calcular o retorno de cada investimento, com métricas mais claras e simples.

Não é à toa que esse conceito é chamado de novo marketing.

Quais as vantagens do Marketing Digital?

Por que o marketing online deve ser a principal prioridade de uma empresa e quais são os principais benefícios que uma estratégia online pode oferecer? Neste tópico, abordaremos esse assunto.

Como você deve ter notado, o digital mudou a maneira como as empresas e os consumidores comercializam para melhor.

Além de estreitar o relacionamento entre o público e a marca, existem diversas vantagens que podem economizar dinheiro para ambas as partes.

Interatividade

Um dos principais motivos pelos quais o marketing digital é cada vez mais aplicado aos canais tradicionais, principalmente os canais offline, é a interação com o público. O foco não está mais no produto, mas na experiência do usuário no processo de compra.

As empresas realizam campanhas, publicações e ações, por outro lado, os consumidores podem interagir, expressar opiniões e recomendar outros com apenas alguns cliques, aumentando assim o engajamento com as marcas e a demanda do público. Por isso, é cada vez mais necessário melhorar a forma como você fala com seu público.

Separamos nosso material completo sobre como criar conteúdo interativo para que você possa entender:

Análise e mensuração

Imagine o mundo na década de 1960, quando os modelos de negócios para empresas de marketing e publicidade estavam decolando. Durante esse período, existem poucas maneiras de medir a eficácia de campanhas publicitárias e anúncios.

Indiscutivelmente, até o advento da internet, muito dinheiro era gasto em ações ineficientes! Afinal, se você não consegue medir se os clientes são persuadidos por seus esforços de marketing a comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se sua estratégia está funcionando.

No mundo do marketing online, coletar e analisar dados é um passo fundamental para melhorar continuamente sua estratégia.

Felizmente, hoje, absolutamente tudo tem que ser provado em troca. Métricas como retorno sobre investimento (ROI) e custo de aquisição de clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.

Como resultado, as empresas podem identificar falhas rapidamente e colocar melhorias em prática. Isso era impensável não muito tempo atrás.

Ofereça mais oportunidades de negócios

Além disso, o encurtamento da distância entre a empresa e seus clientes também desempenha um grande papel. Afinal, hoje, mesmo uma pequena marca pode fazer uma boa campanha de marketing para alcançar consumidores em toda a cidade, país e mundo.

Como resultado, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. Uma boa presença online pode ser estabelecida, assim como uma empresa que aumenta as oportunidades de vendas através de vários canais!

Posição

Muitas pessoas podem estar pensando “uau, vou falar com o maior número de pessoas possível” e sim, isso é incrível!

Mas uma das maiores diferenças do marketing online é que as empresas agora podem agir para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, quem realmente tem o perfil ideal para gastar da sua empresa.

Isso é um grande benefício, pois além de economizar dinheiro – afinal, você não gasta mais muito dinheiro com pessoas que não estão interessadas em seus produtos e serviços por meio da segmentação – você entende melhor seu público, se profissionaliza .Conquiste-o.

Este é o segredo por trás do verdadeiro valor do marketing online, e qualquer um pode colocá-lo em prática! Ele só precisa de um método, e vamos discuti-lo agora!

Quais estratégias para o Marketing Digital?

Existem várias maneiras de aplicar uma estratégia de marketing digital. Saiba quais são e como fazer uma escolha que se adeque às necessidades da sua empresa.

O poder de processamento cada vez maior da infraestrutura de computadores e internet abre infinitas possibilidades. Considere a quantidade e a qualidade do conteúdo que temos disponível hoje – a maior parte é gratuita.

Hoje, se eu perguntar alguma coisa ao Google, há uma boa chance de obter uma resposta satisfatória. Esta resposta será incluída em alguns conteúdos fornecidos por sites na Internet. Não é simples e incrível ao mesmo tempo?

Seguindo essa lógica, um site que contém muitos e uma boa resposta tem mais chances de atrair o público, conquistando assim mais clientes, aumentando a notoriedade da marca e entendendo cada vez mais o comportamento do consumidor.

Conforme mencionado no capítulo anterior, muitas empresas estão mudando do marketing offline para o online. Claro, isso aumenta a concorrência na web.

Como dissemos no capítulo anterior, o segredo está no método. Para atingir seus objetivos de marketing, precisamos encontrar uma maneira de alcançá-los.

Mas se a internet tem infinitas possibilidades, como saberei que tomei a decisão certa? Não se preocupe porque agora você conhecerá a estratégia mais recente do mundo. Verificação de saída.

Marketing de Conteúdo

Os consumidores buscam soluções na Internet todos os dias e, na maioria das vezes, essa busca começa com um mecanismo de busca.

O marketing de conteúdo visa posicionar sua marca no lugar e no momento certo no processo de compra para oferecer a melhor solução.

Assim, o marketing de conteúdo é o processo de publicação de material e informações relevantes e valiosos para atrair, converter e encantar seu público.

Vale lembrar que essa estratégia, se bem feita, pode ajudar uma empresa a triplicar seu tráfego na internet em menos de um ano, além de muitos outros benefícios como: reconhecimento da marca, construção de autoridade e educação de mercado.

Para isso, você precisa divulgar seu conteúdo em áreas da internet que sejam atrativas para seu personagem. Existem alguns métodos considerados padrão, como blogs, sites de empresas e perfis em redes sociais.

No entanto, existem maneiras de diversificar seu alcance por meio de diferentes canais de conteúdo. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

Blog

Os blogs são a casa do marketing de conteúdo.

Isso porque a comunicação com o público é inteiramente sua, sem interrupções e distrações de outros canais como as redes sociais. Ou seja, você sempre pode publicar o que quiser, como quiser.

Os blogs também são muito fáceis de editar e gerenciar, o que facilita para empresas com pequenas ou grandes equipes de marketing implementar estratégias de forma prática, econômica e rápida.

Por último, mas não menos importante, o blog é uma excelente ferramenta de otimização de conteúdo que pode melhorar sua classificação em mecanismos de busca como o Google. Isso pode aumentar a visibilidade do seu negócio e aumentar sua capacidade de atrair as pessoas certas!

Além disso, você pode usar alguns outros canais como Medium e LinkedIn Pulse para construir seu público de acordo. Eles funcionam como blogs, a desvantagem não é seu próprio domínio e poder de classificação inferior, mas são mais fáceis e acessíveis.

Redes Sociais

Poucos lugares oferecem a interação entre pessoas e marcas como as redes sociais. São canais criados para isso: comunicação, influência e diálogo.

Por isso, ter uma página nas principais redes sociais onde seu público está localizado se tornou essencial: seja promovendo suas ações e conteúdos, ou deixando as pessoas conhecerem “nos bastidores” da sua empresa.

Aliás, isso se tornou um ponto fundamental para o consumidor escolher uma marca, ou seja, além de produtos e serviços, ele também se identifica com a empresa, e também se identifica com os valores e ideais por trás da empresa. As redes sociais são um excelente canal para esse tipo de engajamento.

Como o nome sugere, a mídia social é o meio. No entanto, o cultivo mais importante é a rede.

E, no caso das redes sociais, as estratégias servem a diversos propósitos, pois são tão importantes para o branding e buzz, além de gerar tráfego e conversões.

Como trabalhar com Marketing Digital?

Para usar o marketing digital, é preciso possuir um conjunto específico de habilidades que destacamos aqui.

A primeira é entender completamente o mundo digital para entender como funcionam as estratégias desenhadas para a internet. Além disso, à medida que a indústria digital continua a mudar, é necessário se adaptar rapidamente às mudanças.

O profissional de marketing deve analisar essas informações para que possa formular ações criativas para orientar a empresa a atingir seus objetivos.

Quais ferramentas usar para marketing digital?

Pesquisa de Palavras-chave

Essas ferramentas irá permitir que você encontre diversas oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas “palavras-chave”.

Abaixo tem algumas das principais ferramentas de palavras-chave:

O SEO técnico

As ferramentas de SEO técnico também possuem funções variadas, tais como, checar a autoridade de um determinado domínio (o seu e também do seu concorrente), averiguar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados nas suas páginas, entre outras diversas funções.

Para SEO técnico, listei quatro ferramentas:

Algumas ferramentas de Backlinks são importantes para verificar os links que você recebe e a qualidade desses links. E fazer uma análise de links que devem ser removidos ou redirecionados do seu domínio.

Abaixo você econtra três excelentes ferramentas para conferir os backlinks do do seu website:

Outras perguntas frequentes sobre marketing digital

Como funciona trabalhar com marketing digital?

Em linhas gerais, o marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações de comunicação e marketing aplicadas às mídias ou canais digitais. Portanto, os profissionais dessa área planejarão e executarão estratégias de marketing em diferentes aspectos com o objetivo de gerar resultados para a marca.

O que se vende no marketing digital?

Cursos em vídeo, cursos digitais e eBooks são os formatos de conteúdo mais populares. O problema é que muitos empreendedores têm questões sobre o melhor para investir.

É difícil trabalhar com Marketing Digital?

O marketing digital não é tão difícil quanto muitos podem imaginar: se dá impressão por causa do volume de informações sobre marketing que acabam complicando. Além do mais por ser um tanto dinâmico quanto mais você aprende e sabe em algum momento pode acabar mudando.

Quanto ganha um profissional de Marketing Digital?

Em médio caso você seja um especialista em marketing digital, poderá ganhar um salário médio de R$ 3.831,00 chegando a ganhar em base R$ 6.577,00. No entanto um salário médio de um profissional em marketing digital aqui no Brasil é em torno de R$ 5.000,00.Tem faculdade de Marketing Digital?

Existe um curso de Marketing Digital, ao qual é uma graduação (curso tecnólogo) com duração em média de 4 semestres (dois anos). O curso pode ser feito tanto na modalidade presencial quanto no EAD (a distância). Outra opção é fazer cursos práticos que tem uma duração de curto prazo.

O que é Marketing Digital para iniciantes?

Segundo a Wikipedia, o marketing digital pode ser definido como: “O comportamento de comunicação pelo qual uma empresa pode anunciar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar sua rede de relacionamento através da Internet, telefones celulares e outros meios digitais”.

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