É melhor visitar as lojas online do PS3, PSP e PS Vita logo, caso você ainda jogue nos consoles da geração retrasada da Sony e queira comprar algum item específico. Segundo fontes ouvidas pelo site The Gamer, a PlayStation Store pertinente aos três consoles antigos serão terminantemente fechadas daqui a cinco meses, impedindo você de comprar jogos e conteúdos extras (DLCs) para os aparelhos.

A informação não possui comentário oficial por parte da Sony, fabricantes dos consoles, mas as fontes do site afirmam que um anúncio formal da empresa deve chegar até o fim deste mês de março. Segundo elas, o fechamento permanente das lojas do PS3, PSP e PS Vita está marcado para 27 de agosto de 2021.

publicidade

Leia mais

O PlayStation 3, PSP e PS Vita já não são mais produzidos, mas suas lojas online ainda estão funcionando, pelo menos até agosto de 2021. Imagem: Sony/Divulgação

Dos três aparelhos, o PlayStation 3 (PS3) é o mais bem sucedido: o console chegou em 2006 e, depois de 11 anos no mercado, deixou de ser produzido ao atingir a marca de 87 milhões de unidades vendidas. O PlayStation Portable (PSP) também gozou de popularidade similar: desde seu lançamento, em 2005, o primeiro portátil da Sony vendeu 81 milhões de unidades.

O PlayStation Vita (PS Vita) foi, dos três, o que teve pior desempenho, com algo entre 10 e 15 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 2011. Apesar de algumas inovações, como um touchpad traseiro controle diferenciado de alguns jogos, a falta de suporte das publishers complicou a penetração do aparelho no mercado. Recentemente, porém, ele vem tendo uma alta na popularidade, dada a facilidade de usá-lo como um emulador. Desde o fim de sua produção, em dezembro de 2019, porém, a Sony afirmou que não pretende voltar ao mercado de consoles portáteis – hoje, dominado pelo Nintendo Switch.

Praticamente todas as ofertas feitas nas lojas online do PS3, PSP e PS Vita tiveram versões em mídia física, então é provável que colecionadores e entusiastas não fiquem totalmente desamparados. Entretanto, como todo item que é terminantemente descontinuado, os preços para comprá-los depois do fato provavelmente vão subir. Muito.

Fonte: The Gamer

Conteúdo retirado do site: Olhar Digital