Steam Deck OLED: Ganho de até 45% na Duração da Bateria

Published on:

A Valve anunciou o Steam Deck OLED e o Digital Foundry já realizou testes no dispositivo, constatando um aumento de até 45% na duração da bateria em certos jogos no novo modelo. O Steam Deck OLED apresenta uma tela OLED e uma bateria de 50 WHr, em comparação com os 40 WHr do modelo original.

Ao testar o jogo Cyberpunk 2077, foram usadas duas configurações de taxa de quadros. Na configuração com taxa de quadros desbloqueada, o Steam Deck OLED ofereceu 2 horas e 12 minutos de tempo de tela a 23 W, em comparação com as 1 hora e 32 minutos a 26,1 W do modelo original.

Quando o jogo foi configurado para rodar a 30 FPS, o Steam Deck OLED rodou por 2 horas e 40 minutos a 18,8 W, enquanto o modelo original ofereceu 1 hora e 50 minutos a 21,9 W.

Confira abaixo o vídeo completo da Digital Foundry:

Nessas duas experiências, é evidente o aumento no tempo de jogo, resultante da bateria com maior durabilidade, que, por padrão, já proporcionaria um ganho de 25%, aliado à tela OLED mais eficiente e aos pequenos ajustes, como o processador revisado em 6 nm.

Além disso, na análise técnica, foram observados pequenos ganhos de desempenho no processamento, com ligeiro aumento de quadros em alguns casos. No entanto, o destaque é a capacidade de rodar jogos a 30 FPS com a tela operando a 90 Hz ou a 40 FPS com ela operando a 80 Hz, garantindo uma experiência mais fluida e estável.

Valve

Especificações do Steam Deck OLED

O Steam Deck OLED está equipado com uma tela OLED de 7,4 polegadas, com uma resolução de 1280×800 pixels que pode atingir uma taxa de atualização de até 90 Hz. Essa tela proporciona um brilho de até 1000 nits, tornando-o compatível com HDR, ou 600 nits no modo SDR. Em comparação, o modelo original não oferece suporte a HDR e possui um brilho de 400 nits.

A capacidade da bateria foi ampliada de 40 Wh para 50 Wh, o que resulta em uma durabilidade maior devido à eficiência energética da tela OLED. Além disso, houve uma revisão no chipset AMD Van Gogh, que passou de uma produção em 7 nm para uma fabricação em 6 nm.

Steam Deck OLED
Valve

A memória passa de 16 GB LPDDR5 5500 MT/s para 16 GB LPDDR5 6400 MT/s, enquanto a conectividade também ganhou uma revisão, deixando de oferecer Wi-Fi dual band para trazer Wi-Fi 6E de três bandas compatível com 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.

Por fim, o peso do portátil também foi reduzido, de 669g para 639g.

Steam Deck OLED
Valve

Com informações do site Adrenaline

Últimas postagens