quarta-feira, julho 29, 2020
Publicidade
Home Política STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu o benefício da liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, condenada no julgamento do mensalão por lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

Kátia Rabello foi condenada pelos ministros do STF, em novembro de 2012, a 16 anos e 8 meses de prisão por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e gestão fraudulenta de instituição financeira.

Posteriormente, a Corte acolheu um recurso da defesa da banqueira e excluiu o crime de formação de quadrilha, cuja pena havia sido definida em 2 anos e três meses. Com esta mudança, a pena da ex-presidente do Banco Rural ficou fixada em 14 anos e 5 meses de prisão.

Ela começou a cumprir a pena de 14 anos de prisão em novembro de 2013, progrediu para o semiaberto (no qual somente dorme na prisão) em dezembro de 2015 e passou para o regime aberto (onde cumpre pena fora da prisão) em novembro do ano passado.

Na liberdade condicional, o condenado continua em liberdade até o final de sua pena, que pode ser extinta posteriormente se não voltar a cometer crimes e caso se apresente regularmente à Justiça.

Relator da execução penal do processo do mensalão, o ministro Luís Roberto Barroso registrou na decisão que autorizou a ex-banqueira a cumprir prisão condicional que Rabello cumpriu todos os requisitos para obtenção do benefício, como, por exemplo, se sustentar com trabalho honesto.

“Se trata de requerente primária e de bons antecedentes, havendo nos autos atestado carcerário emitido pelo Complexo Penitenciário Feminino de Belo Horizonte/MG, no sentido de que não consta registro de cometimento de falta disciplinar em desfavor da sentenciada”, escreveu o ministro em trecho da decisão.

Fonte: G1

- Advertisment -

As Mais Lidas

Belarus anuncia detenção de 32 combatentes russos

A Belarus anunciou nesta quarta-feira (29) a detenção de 32 "combatentes" do grupo militar privado Wagner da Rússia, considerado próximo ao Kremlin,...

Vizinho diz que suspeito alugou terreno no ano em que Madeleine desapareceu

O principal suspeito no caso Madeleine McCann alugou o terreno que está sendo revistado pela polícia na Alemanha, alega um homem que...

Em Nova York, policiais à paisana prendem manifestante e a levam em carro sem identificação; entidades criticam a ação

Policiais de Nova York, à paisana, agarraram uma manifestante no meio de um protesto na rua e forçam ela a entrar em...

Coronavírus: crescimento de infecções entre jovens está provocando aumento de casos na Europa, diz OMS

O diretor regional da Europa para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, afirmou que o aumento de infecções entre jovens...